Como criar uma apresentação comercial impactante

Um dos maiores desafios para quem está tentando vender um produto ou serviço é saber qual é a melhor forma de se apresentar.

Uma apresentação comercial ou uma proposta comercial é essencial para você conseguir demonstrar para o seu cliente ou parceiro, porque ele deve fazer negócios com a sua empresa.

Mas, sempre quando você vai criar uma apresentação nova surgem diversas dúvidas:

  • O que eu devo colocar?
  • Preciso listar todos os serviços?
  • Falo do meu currículo e histórico profissional?

O grande segredo para uma apresentação comercial impactante é saber quais conteúdos você pode colocar, quais conteúdos não deve colocar e qual ordem deve seguir.

Este blog vai te ajudar a como criar slides da forma correta e como criar apresentações que sejam criativas e impactantes.

1 – DEFINA O OBJETIVO DA SUA APRESENTAÇÃO COMERCIAL

O primeiro ponto para criar uma apresentação comercial ou uma proposta comercial é entender qual é o objetivo que você deseja com a aquela apresentação.

Toda apresentação precisa ter um objetivo, seja ele vender mais, captar investidores, convencer um parceiro estratégico e por ai vai.

Então, o seu primeiro passo deve ser entender o que você deseja como objetivo final.

É muito tentador fazer uma apresentação que sirva para todos os objetivos, mas isso dificilmente vai ser efetivo.

Se você for falar com investidores, por exemplo, eles não querem saber de missão, visão e valores e sim do que a sua empresa já fez e dos resultados financeiros.

Agora, para falar com um possível parceiro comercial é importante destacar casos de sucesso anteriores.

Defina o seu objetivo comercial antes de qualquer coisa.

2 – UMA APRESENTAÇÃO COMERCIAL PRECISA SER CURTA

Um dos maiores erros que muitas pessoas cometem ao fazer uma apresentação comercial é encher a apresentação de slides.

Muitas vezes você quer falar tudo que pode ou mostrar todo o seu portifólio de produtos e serviços, mas isso só vai deixar a sua apresentação comercial chata e difícil de entender.

Uma apresentação comercial precisa ser simples de ler, com textos bem claros e poucos slides. O ideal é que fique algo entre 12 a 20 slides no máximo.

Mesmo que você tenha uma empresa com muitos anos de atuação no mercado, o seu cliente ou parceiro não vai perder tempo lendo 60 slides.

Coloque o seu esforço em trazer os principais fatores sobre a empresa e como aquela é uma ótima oportunidade para quem está assistindo.

3 – CRIE OS SLIDES ESSENCIAIS PARA A SUA APRESENTAÇÃO COMERCIAL

A sua apresentação comercial precisa ser curta, mas você não pode deixar de fora os slides mais importantes.

Existem slides que são praticamente obrigatórios para uma apresentação comercial e, caso eles não estejam presentes, a sua chance de ter sucesso na negociação vai diminuir muito.

  • Slide de abertura: Esse é o slide que vai começar a apresentação comercial e deve constar a sua logo, nome da empresa e uma frase de impacto.

  • História: O slide de história é o coração de uma apresentação comercial. Você precisa mostrar a sua experiência e os motivos que fazem da sua empresa o parceiro ideal para quem está lendo.

  • Dor: Esse slide vai atacar diretamente o problema que seu cliente/parceiro possui. Qual é a dor do seu cliente e como você resolve isso? “70% das empresas perdem clientes por falhas na comunicação visual. Aqui na Elevu resolvemos isso com apresentações profissionais.”

  • Solução: Coloque alguns slides na sua apresentação comercial que falem sobre a solução que a sua empresa possui.

  • Casos de sucesso: Nada convence mais um cliente em uma apresentação comercial do que falar de casos de sucesso. Se possível, coloque um exemplo de uma empresa do mesmo setor dele.

  • Call to action: Esse é o slide que vai fazer você cumprir o objetivo da sua apresentação comercial. Não adianta fazer uma apresentação comercial linda, mas terminar sem uma chamada para ação. Você precisa dizer para o seu cliente o que ele deve fazer após ler toda a apresentação. “Agende uma reunião através do contato…”

4 – SUA APRESENTAÇÃO COMERCIAL PRECISA TER UM DESIGN ATRAENTE

Todo mundo fala que você não pode julgar um livro pela capa, mas a realidade é que todos nós fazemos isso a todo momento.

Quando você envia uma proposta comercial para um cliente, ele vai avaliar se a proposta está boa ou não.

Ele, inconscientemente, vai julgar se a sua apresentação comercial está bonita e isso vai ser essencial para ele tomar uma decisão.

É igual comprar uma fruta no mercado. Se a casca está podre, quebrada, você já pensa que o conteúdo também está ruim.

Se a sua apresentação comercial estiver com imagens feias, cores gritantes e cheia de texto, o seu cliente vai ter a sensação de que está fazendo negócios com amadores.

Você precisa se preparar para negociar, precisa que a sua apresentação tenha um design bonito e impactante. O design é 50% do trabalho em uma apresentação comercial.

5 – O STORTELLING É FUNDAMENTAL PARA UMA APRESENTAÇÃO COMERCIAL

Não adianta nada colocar slides lado a lado em uma apresentação comercial e achar que está bom.

Toda apresentação, seja uma proposta comercial, um pitch deck, uma apresentação de portfólio, seja o que for, precisa ter um bom storytelling.

O storytelling nada mais é do que contar uma história na apresentação de forma a engajar a sua audiência e converter cada vez mais.

Somente com o storytelling você deixa de ter uma apresentação sem graça e passa a ter uma poderosa ferramenta para converter clientes e parceiros.

E o storytelling é o ponto mais difícil de uma apresentação. Você precisa amarrar a história de forma que a leitura da apresentação fique dinâmica para não cansar o seu cliente.

Se os slides estiverem repetitivos, se o texto estiver muito longo, tudo isso vai diminuindo as suas chances de ter sucesso na negociação.

POTENCIALIZE A SUA APRESENTAÇÃO COMERCIAL COM A ELEVU

A Elevu é uma empresa especializada em fazer apresentações comerciais que aumentam a sua chance de ter sucesso em uma negociação.

Ao longo dos últimos anos, realizamos mais de 400 apresentações que ajudaram clientes de todos os tipos a fecharem negócios de forma mais fácil.

Vamos te ajudar a definir o objetivo da sua apresentação, colocar os slides essenciais, fazer um design altamente impactante e um storytelling digno dos melhores roteiros de filme.

Não perca tempo tentando fazer uma apresentação sem a ajuda de quem entende de verdade.

Clique no botão abaixo e converse com um dos nossos especialistas no Whatsapp e vamos te ajudar a ter sucesso.