Storytelling para Apresentações: Como criar histórias que vendem e conquistam clientes

Você já deve ter ouvido falar no termo storytelling, mas você sabe como consegue aplicar na sua apresentação?

Existem marcas que fazem isso com grande maestria, como a Apple, Disney e a Nike.

Um cliente da Apple não compra apenas um iPhone e sim o status que esse produto pode trazer, a experiência envolvida.

Quem consegue os produtos da Disney e vai aos seus parques espera não somente comprar lembrancinhas do Mickey, mas sim ser envolvido por uma história comovente.

O mesmo acontece quando você assista a um filme como Star Wars, Senhor do Anéis e esses filmes famosos.

Existe ali uma história sendo contada que faz com que você fique conectado.

Vamos aprender como você pode colocar storytelling nas suas apresentações.

O QUE É STORYTELLING E POR QUE ELE FUNCIONA?

Você vai achar na internet diversos blogs e artigos falando sobre o storytelling, mas de forma simples, o storytelling é a arte de contar história.

Nós seres humanos somos fascinados por história e isso acontece porque além de nos envolver com uma narrativa, as histórias também nos trazem diversos tipos de emoções.

Você pode não lembrar exatamente como aconteceu um evento, mas provavelmente, vai lembrar como se sentiu quando vivenciou ele.

Essa emoção que você sente é o que faz com que a mensagem fique gravada na mente do público.

E o papel do storytelling é conseguir transmitir para quem está ouvindo esse mar de emoções. É isso que faz a conexão acontecer.

STORYTELLING PARA NEGÓCIOS

Sabemos claramente que o storytelling acontece em filmes que vemos no cinema, mas como colocar storytelling para negócios?

É importante que você perceba que toda pessoa que está diante de você está consumindo a história que você está contando.

Se a história for bem contada, sua chance de fechar a negociação aumenta.

O storytelling é uma arma muito poderosa que pode ser usada em diferentes contextos.

  • Vendas: Para conquistar novos clientes para a sua empresa
  • Apresentações Comerciais: Para tornar a sua apresentação mais convincente
  • Marketing Digital: Ajuda a construir narrativas e deixar seu conteúdo mais atraente
  • Branding: Posiciona a sua marca de forma inovadora para os clientes

Seja qual for o seu objetivo, o storytelling vai ajudar a tornar a sua comunicação mais impactante e criar uma maior empatia com que está assistindo.

COMO CRIAR STORYTELLING NA SUA APRESENTAÇÃO

Em uma apresentação, criar a conexão com o seu cliente ou quem esteja lendo é fundamental para o seu sucesso.

Muitas pessoas acabam esquecendo desse ponto e fazem uma apresentação que não possui storytelling, são apenas slides colocados lado a lado.

Depois, ficam se perguntando porque não tiveram sucesso. A resposta é o storytelling.

Aqui na Elevu Apresentações, temos uma equipe de roteiristas que ajuda nossos clientes a criarem histórias impactantes, seja para apresentações comerciais ou para mostrar o seu portfólio para clientes.

Utilizamos uma técnica de storytelling que consiste em 5 atos:

  1. CONTEXTO E MUNDO

Nesse primeiro momento é onde apresentamos o cenário em que se passa a nossa história.

Imagine que estamos criando uma apresentação para uma empresa que atua no setor de cobrança de dívidas e deseja conquistar mais clientes.

Os primeiros slides precisam trazer a mensagem impactante.

“A inadimplência no Brasil continua em alta, impactando diretamente a saúde econômica das empresas.”

Aqui você está situando a empresa sobre o mundo em que ela vive diariamente. Seu cliente não paga em dia e isso gera grandes problemas.

Estamos preparando o terreno para apresentar a sua empresa.

2. MOSTRAR O PROBLEMA

Agora que você já mostrou o contexto para o seu cliente, é importante deixar claro os problemas que ele pode passar.

“Falta de fluxo de caixa”, “Dificuldade para contratar”, “Menor rentabilidade”

Nessa segunda parte você vai trazer exatamente os problemas que a sua empresa resolve.

3. INTRODUZA O HERÓI DA HISTÓRIA: A SUA EMPRESA

Depois que você já estabeleceu o mundo em que se passa a nossa história e os problemas desse mundo, chegou a hora de mostrar quem vai ajudar o cliente a superar esses problemas.

“A [NOME DA EMPRESA] é especializada em cobranças e renegociação de dívidas. Combinamos tecnologia, inteligência de dados e abordagem personalizada para maximizar a recuperação de crédito e fortalecer o seu caixa.”

Pronto, a narrativa foi criada. Agora os próximos slides devem ajudar a reforçar porque a sua empresa é a melhor escolha do mercado.

4. CASOS DE SUCESSO E NÚMEROS

É muito importante que você apresente números para convencer o seu cliente e a sua audiência.

Traga casos de sucesso ou simulações de como as pessoas vão conseguir se beneficiar da sua empresa.

É a hora de provar ao cliente porque deve te escolher.

5. CALL TO ACTION (CHAMADA PARA A AÇÃO)

Não adianta nada fazer uma apresentação muito bonita se ela não tiver o call to action.

Você precisa ter um fechamento para a sua história. É aqui onde você vai direcionar o público para a ação.

“Está cansado da inadimplência dos clientes? Entre em contato!”

Pode parecer um passo simples, mas direcionar o cliente através do call to action é fundamental para que ele saiba o que precisa ser feito.

FAÇA UM STORYTELLING IMPACTANTE  COM A AJUDA DA ELEVU

A Elevu é uma empresa especializada em fazer apresentações comerciais que aumentam a sua chance de ter sucesso em uma negociação.

Ao longo dos últimos anos, realizamos mais de 400 apresentações que ajudaram clientes de todos os tipos a fecharem negócios de forma mais fácil.

Vamos te ajudar a definir o objetivo da sua apresentação, colocar os slides essenciais, fazer um design altamente impactante e um storytelling digno dos melhores roteiros de filme.

Não perca tempo tentando fazer uma apresentação sem a ajuda de quem entende de verdade.

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